sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Um fim-de-semana: 17 incêndios

Até ao passado dia 18 os bombeiros voluntários de Torres Vedras já contabilizavam durante o mês corrente 80 ocorrências relacionadas com incêndios.


Só no passado fim-de-semana tiveram de apagar 17 fogos e ajudar os colegas de Alenquer.

A atividade dos “soldados da paz” torrienses este verão não tem tido mãos a medir, principalmente para quem está de serviço durante a noite. O comandante dos voluntários, Fernando Barão, não esconde as desconfianças e diz “que esse facto levanta muitas suspeitas, mas até ao momento é difícil de provar. Mas é muito estranho termos tantas chamadas para apagar incêndios a partir da uma da manhã”.

Apesar de todo o trabalho que tiveram no passado fim-de-semana “ainda fomos dar uma ajuda a Alenquer cinco vezes”, afirmou Fernando Barão. O auxílio traduziu-se no envio de três veículos e 13 bombeiros, que estiveram presentes na zona de Olhalvo e Santana da Carnota.

O comandante recorda que até 30 deste mês é “expressamente proibido fazer qualquer tipo de queimadas”. Essa obrigatoriedade está escrita em portaria, pelo que é punível com coimas avultadas. “Se as condições atmosféricas permanecerem conforme estão, esta lei deve prolongar-se após a data. Mas tendo em conta a seca em que estamos, e mesmo que a lei seja aplicada só até final do mês, é preciso lembrar que os terrenos estão muito enxutos e por isso o outubro pode ser mais grave em termos de fogos. Esperemos que a população compreenda, não se ponha em risco e não faça queimadas”, conclui Fernando Barão.

Fonte: Badaladas

Sem comentários: