sábado, 25 de fevereiro de 2012

Rescaldo do Carnaval - Excessos de álcool e menos um acidente

Para as autoridades o Carnaval não é tanto sinónimo de diversão, mas de muitas horas trabalho, por vezes ininterruptas, e muito esforço para que a ordem seja mantida. 

Durante o período da operação Carnaval 2012, que decorreu das 24 horas do dia 17 às 24 de 21, a PSP de Torres Vedras teve nas ruas cerca de 240 elementos, entre o efectivo da esquadra e os reforços, que desde sexta-feira que percorreram a cidade a pé, de noite e dia. “Este é um evento bonito, mas exige um grande esforço da nossa parte. Temos de ter os olhos sempre de um lado para o outro e estar sempre prontos”, afirma o comissário, Daniel Leonardo.

Um esforço que acabou por valer a pena já que, durante aquele período, que juntou no centro da cidade milhares de pessoas, principalmente nas noites de sábado para domingo e de segunda para terça-feira, a Polícia registou apenas quatro detenções, resultado de duas situações de ofensas à integridade física, numa das quais foram alvos agentes da GNR que se encontravam à civil, e uma por posse de arma branca, nomeadamente uma faca. 

A Polícia somou ainda cinco agressões físicas, seis furtos ao interior de veículos, quatro de telemóvel, três de carteiras/malas, três danos em vidros/montras de estabelecimentos comerciais, duas tentativas de consumo sem pagar, nomeadamente num supermercado e num bar, danos numa caixa de electricidade e num automóvel. No trânsito foram autuados condutores por falta de seguro, uso do telemóvel e falta de inspecção do veículo.

O balanço do comissário é positivo, no entanto, Daniel Leonardo considera que, mais uma vez, “falhou o devido cuidado das pessoas ao fazerem-se acompanhar de todos os seus documentos pessoais, tal como no dia a dia, e o descuido de deixarem os telemóveis em cima de mesas e balcões rodeados de centenas de pessoas”, e o resultado são duas caixas na esquadra cheias de haveres pessoais.

Álcool: “adolescentes são os primeiros a cair”

Em apenas quatro dias, os bombeiros torrienses somaram 197 saídas de ambulância, o que representou um aumento de 30 por cento em relação aos anos anteriores.

De sábado para domingo e de segunda para terça-feira, as ambulâncias chegaram a sair 40 vezes por noite. Mais de 50 por cento das saídas estiveram relacionadas com excessos de álcool, seguindo-se as quedas na via pública, algumas também pelo mesmo motivo (30 por cento) e as doenças súbitas (20 por cento). Houve também o transporte de várias vítimas de agressão.

“Metade dos transportes são miúdos de 15, 16 anos em coma alcoólico e grande parte nem são de cá, são de Sintra, Cascais, Loures, Almada...”, revela Fernando Barão, comandante dos bombeiros.

“Os adolescentes são os primeiros a cair, logo na sexta-feira”, confirma o comissário da PSP. “É preocupante porque todos os anos esta situação se repete, penso que poderá haver aqui também uma falha do dever de cuidado e de acompanhamento por parte dos pais”, alerta Daniel Leonardo, que diz notar nos jovens “um ego enorme em mostrar que estão alcoolizados, mas esquecem-se que a noite acaba aí, para eles e para os amigos, pelo menos para os verdadeiros, porque por vezes os amigos desaparecem e eles ficam abandonados”, acabando por valer o forte civismo de outras pessoas que alertam as autoridades. 

O piquete dos bombeiros foi reforçado “e chegou para as encomendas, mas nunca parámos, nem dormimos toda a noite”, acrescenta Fernando Barão, fazendo um balanço positivo do evento e sobretudo do trabalho de articulação com a PSP. “Se não fossem eles, não conseguíamos entrar no circuito”, sublinha o comandante.

Para o Destacamento de Trânsito da GNR de Torres Vedras o balanço também é positivo, segundo o comandante capitão Fernando Alves, que termina a operação com menos um acidente e um ferido que no ano transacto. 

Fonte: Badaladas

Sem comentários: