sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Fecho da Urgência obriga a fazer 50 km


O fecho da urgência médico-cirúrgica do Hospital de Torres Vedras, previsto num estudo do Ministério da Saúde, vai obrigar os doentes a recorrer ao Hospital das Caldas da Rainha. Nalguns casos, a distância é superior a 50 quilómetros, situação que está a alarmar utentes, bombeiros e autarcas.

Fernando Barão, comandante dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, não duvida que a passagem da urgência médico-cirúrgica para urgência básica na cidade é um "mau serviço" para os 80 mil habitantes do concelho (100 mil no Verão, devido às praias). "Não tenho dúvida que muita gente vai morrer na estrada a caminho das Caldas da Rainha", avisa Fernando Barão. 

Segundo o comandante, não haverá ambulâncias que cheguem para responder a um pedido de socorro, porque as viaturas estarão nas Caldas ou em trânsito para essa cidade.

O presidente da autarquia torreense, Carlos Miguel, teme que a urgência das Caldas não tenha capacidade de resposta, o que obrigará os doentes a duas viagens: de Torres para as Caldas e das Caldas para Lisboa. "É um absurdo concentrar a urgência nas Caldas quando os dois serviços, muitas vezes, já não têm capacidade de resposta", afirma. 

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários: