sábado, 11 de fevereiro de 2012

Carnaval de Torres - Plano de segurança conforta organização


Foi apresentado esta semana à comunicação social o plano de emergência para o Carnaval de Torres Vedras. Representantes da Câmara Municipal, da PromoTorres, da Protecção Civil local, da PSP e dos bombeiros sentaram-se à mesma mesa para anunciar a consolidação de um plano que decorre há três anos. 



O vice-presidente da autarquia considerou-o como “uma estrutura bem definida e adequada à tipologia de cada dia de Carnaval”, referindo-se às características dos corsos diurnos e nocturnos e ao corso escolar. Esta terceira versão reflecte, no fundo, alguma aprendizagem e surge como resposta a questões de emergência que, eventualmente, podem ocorrer dentro do corso. 

Nele estão também delineados os corredores de emergência, permitindo uma melhor actuação dos bombeiros e da própria Polícia. Este ano o posto de primeiros socorros será representado pela delegação local da Cruz Vermelha. 

O documento também esclarece os operadores, que durante os dias de corso trabalham activamente dentro do recinto, sobre as medidas de segurança nos seus estabelecimentos, evitando a utilização de produtos inflamáveis. 

O comandante dos bombeiros, Fernando Barão, apelou à não utilização da ornamentação em papel ou plástico junto aos tetos, paredes e soalhos, como uma medida de prevenção. E aconselhou a colocarem as garrafas de gás, as instalações elétricas de última hora e os extintores, nesses dias, dentro dos balcões. 

O comissário Daniel Leonardo, da PSP, também fez alguns apelos, nomeadamente aos operadores dos bares para terem atenção a quem vendem bebidas alcoólicas e a imporem limites ao consumo. 

O mesmo responsável apela ao civismo das pessoas e aconselha a quem vem para a festa a trazer dinheiro espalhado por vários bolsos, evitando a utilização do cartão multibanco, cópia de um documento de identificação e o contacto de um familiar para alguma urgência. 

Daniel Leonardo evidenciou ainda o trabalho de articulação que existe com a corporação de bombeiros, que tem vindo ao longo dos anos a colher resultados positivos. Pelo que aconselha qualquer pessoa, em caso de necessidade, a chamar a Polícia em vez de tentar substitui-la, podendo causar problemas ainda maiores. 

Durante estes dias, quer o quartel dos bombeiros quer a esquadra da PSP, contarão com mais reforços. Para além do efetivo policial, Daniel Leonardo falou de um reforço de 230 agentes para o total dos dias. 
 

Devido à crise, o orçamento previsto para a festa do Carnaval foi reduzido, todavia, para resolver pequenos problemas de higiene pública, a autarquia investiu na aquisição de contentores de casas de banho e vai reforçar a iluminação pública nos jardins de Santiago. 

Quem pretender consultar o documento, o mesmo está disponível online, desde o passado dia 7, no site da Câmara Municipal ou em carnavaldetorres. com. Estão também disponíveis os números dos bombeiros (261 322 122) e da PSP (261 330 770) para casos de emergência. 

Fonte: Badaladas

Sem comentários: