sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Bombeiros em formação contínua

Com vista a melhorar a actuação em vários teatros de operações que contemplam a emergência pré-hospitalar, realizou-se no passado dia 14 no quartel dos bombeiros torrienses, uma acção de formação para 50 dos 150 elementos voluntários da corporação. 


Segundo o comandante Fernando Barão, aquela foi a primeira de várias sessões agendadas no plano de formação contínua para o corpo activo. “É o aperfeiçoamento das técnicas para que falemos todos a mesma linguagem. São os bombeiros os primeiros a chegar aos locais e, por isso, quanto melhor for o grau de melhoramento dos bombeiros nestas áreas, melhor o serviço que prestaremos à população”.

A acção, que decorreu durante todo o dia, na parte da manhã, abordou temas como os procedimentos comunicacionais com o doente para melhor despistar o episódio clínico que ocorreu, de maneira a que a interligação com a equipa da VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) decorra da melhor forma possível e estes últimos possam realizar mais rapidamente o seu trabalho beneficiando os cuidados ao doente. 

Foram também abordadas algumas terapêuticas clínicas e procedimentos como as dores torácicas, acidente vascular cerebral, entre outras. “O objectivo foi criar uma melhor colheita de informação da parte dos bombeiros para tratarmos dos doentes mais eficazmente. Afinal, os bombeiros são os nossos primeiros olhos e ouvidos em muitas situações. 

É preciso dar destaque ao trabalho que há em equipa e que é fundamental, aqui neste trabalho ninguém está acima de ninguém, porque todos contribuímos para o mesmo, todos nós trabalhamos no pré-hospitalar e ao promover uma boa coordenação das acções trabalhamos para a melhoria de qualidade do doente”, disse a médica Gilda Ferreira, que pertence à equipa da VMER torriense e foi uma das formadoras. 

Já na parte da tarde a formação esteve a cargo de Carlos Alves, da Escola Nacional de Bombeiros, que falou sobre a organização do teatro de operações em situações de acidentes graves com multi-vítimas, baseado no descrito pelo Sistema Integrado de Operações de Protecção e Socorro e que é prática regular e estandardizada a nível nacional para o procedimento de uma equipa de primeira intervenção; e abordou os comportamentos a ter em conta quando os acidentados são crianças. “Infelizmente cada vez há mais acidentes em que é necessária uma abordagem e imobilização pediátrica, mas felizmente cada vez mais os bombeiros estão melhor preparados para esse tipo de acção pré-hospitalar”, disse o formador. 

Gilda Ferreira a concluir elogiou a disponibilidade da corporação de bombeiros torriense no trabalho que realizam e no auxílio e trabalho que desenvolvem com as equipas da VMER. “Desde o início que fomos recebidos pelo corpo de bombeiros fomos bem aceites, hoje continuamos a promover a interacção entre as equipas. De todos nós depende um bom trabalho em prol da comunidade”, disse.

Fonte: Badaladas

Sem comentários: