sexta-feira, 1 de julho de 2011

Governador civil entrega rádios aos bombeiros

A entrega de equipamento do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) às corporações de bombeiros do distrito de Lisboa foi o último acto em funções do governador civil, António Galamba. A cerimónia, que juntou 26 das 52 corporações de bombeiros do distrito, teve lugar no passado dia 21 de Junho no quartel torriense.

Cada corporação de bombeiros recebeu um pacote de equipamentos do qual fazem parte sete rádios portáteis e uma central fixa, além de material como microfones de lapela e baterias, que orçou o valor global de 300 mil euros. Um investimento que António Galamba definiu como uma “forma de honrar o vosso trabalho e contributo em prestarem protecção e socorro às comunidades” e que se vai juntar aos cerca de seis milhões de euros que o Governo Civil de Lisboa tem vindo a disponibilizar para os bombeiros nos últimos cinco anos numa óptica de “esforço para aproveitar estes recursos no sentido de reforçar as capacidades individualizadas das várias corporações, mas sobretudo para reforçar a capacidade global e o trabalho de equipa dos bombeiros”.

António Galamba informou também de que é possível finalizar a aquisição de estação de carregamento de ar respirável, que ficará em Torres Vedras, para apoio às corporações da área norte do distrito de Lisboa e ainda o upgrade de outras três estações que já estavam noutros quartéis de bombeiros, além de uma unidade móvel que terá três módulos, um dos quais uma estação de carregamento de ar respirável para apoio no terreno.

“Este foi um excelente acto para assinalar o final do meu mandato”, disse o ex-governador civil agradecendo a forma como foi recebido pelas comunidades durante o seu mandato, que teve a duração de cerca de ano e meio, “saio desta função com os bombeiros no coração, muito obrigado”, concluiu.

Além dos vários representantes das corporações de bombeiros, estiveram presentes na cerimónia de assinatura dos protocolos de entrega dos equipamentos SIRESP o presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Lisboa e o presidente da Câmara de Torres Vedras, que elogiaram o trabalho desempenhado por António Galamba.

Bombeiros candidataram-se ao QREN para aquisição de equipamento

António Galamba deu nota de que tinha indicações de que a candidatura que as corporações de bombeiros haviam feito aos fundos do QREN, em parceria com o Governo Civil, tinha sido aprovada.

Essa solicitação abrangeu três vertentes distintas: aquisição para equipamento de protecção individual para os bombeiros; o reforço do equipamento SIRESP para dotar os veículos; e a obtenção de um camião com três contentores (multi lift). Neste último um dos módulos será logístico de bombagem de alta capacidade, que terá a actuação para situações de inundações e incêndios; outro com uma estação de enchimento de garrafas de ar respirável, para situações de incêndio urbano ou industriais ou mesmo em formação está garantida a capacidade e autonomia dos bombeiros nas operações; e o último módulo para trabalhos de busca e salvamento em situações de colapso de estruturas, como explicou Eliso Oliveira, da Protecção Civil.

Fonte: Badaladas

Sem comentários: