quarta-feira, 30 de março de 2011

Quinzena da Floresta e da Água

De 14 a 24 deste mês a Câmara Municipal de Torres Vedras organizou novamente a Quinzena da Floresta e da Água, aproveitando as comemorações internacionais dos dias da Árvore, da Floresta e da Água.

A iniciativa destinou-se fundamentalmente aos alunos do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico, num total de cerca de 1.300 crianças.

A plantação de árvores esteve em destaque nas acções organizadas. No dia 21 foram oferecidos 2.650 arbustos e 350 árvores à população, no Parque Verde da Várzea. No dia 22 a acção decorreu nas instalações do antigo karting de Santa Cruz, onde foram plantados 200 pinheiros que, a somar aos 200 já plantados o ano passado dá um total de novas 400 árvores, que vão substituir aquelas que foram destruídas na intempérie de Dezembro de 2009. De referir, no entanto, que estes novos pinheiros só daqui a cerca de 30 anos estarão capazes de verdadeiramente substituir os que foram arrancados pelo vento.

O objectivo da actividade passou sobretudo pela sensibilização para a preservação das árvores e da floresta, tendo como destinatários principais as crianças, para que com a renovação das gerações haja uma maior preservação da floresta. “Os alunos das escolas têm aqui um papel muito importante ao chegarem a casa e passarem esta mensagem aos pais”, sublinhou Carlos Bernardes, vice--presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, que destacou ainda o envolvimento de outras entidas, como os bombeiros, a Autoridade Nacional Florestal, a equipa de sapadores florestais, o sector de Áreas Verdes e ainda a empresa Portucel/Soporcel, que ofereceu os pinheiro para plantação. A Quinzena da Floresta e da Água contou ainda com a colaboração da Águas do Oeste, Serviço Educativo da Biblioteca Municipal, Arquivo Municipal, sector da Educação e Serviço Educativo do Edifício dos Paços do Concelho.

Carlos Bernardes alertou ainda para a necessidade de, nesta altura do ano, os proprietários de terrenos florestais procedam à limpeza dos mesmos, numa acção preventiva relativamente aos fogos de Verão. “Temos o nosso gabinete florestal e alguém que se queira dirigir à Câmara Municipal pode falar com a técnica que dará os aconselhamentos necessários”, sugeriu o vereador. 

Também Fernando Barão, comandante dos bombeiros de Torres Vedras, considera ser “importante que as pessoas comecem a limpar o mato junto às suas habitações, porque se houver um incêndio nas proximidades pode ser complicado. Em algumas zonas que falem com os presidentes das Juntas de Freguesia, porque se for feito atempadamente, pela manhã, sem vento, não haverá problemas”.

Fonte: Badaladas

Sem comentários: