sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Homem morre vítima de explosão em Dois Portos

Um homem de 38 anos teve morte imediata na tarde do passado dia 20, vítima de uma explosão na empresa RiMetal, em Dois Portos.
De acordo com os bombeiros voluntários de Torres Vedras, estavam a ser realizados testes de estanquicidade a um depósito de metal, quando a soldadura cedeu. O homem foi projectado contra a parede e terá tido morte imediata.
Quando a ambulância e a VMER chegaram já era cadáver, segundo adiantou Fernando Barão, comandante da corporação.

Fonte: Badaladas

Atropelamento na praça 25 de Abril

Na manhã do passado dia 17, quinta-feira, houve um aparatoso atropelamento na passadeira para peões da praça 25 de Abril, em Torres Vedras.
Uma senhora atravessava aquela artéria do centro da cidade quando foi colhida por um automóvel conduzido por outra senhora.
A PSP de Torres Vedras tomou conta da ocorrência e a vítima foi levada para o Centro Hospitalar por uma ambulância dos bombeiros voluntários torrienses, instituição segundo a qual, apesar da preocupação no local, o estado da acidentada não era muito grave.

Fonte: Badaladas

Chuva provoca inundações e estragos


Inundações, deslizamentos de terras e cortes de estradas devido á subida do caudal dos rios foram o resultado do mau tempo que se fez sentir um pouco por toda a Região Oeste, no passado dia 19.
Muitas pessoas ficaram encurraladas na estrada devido à súbita das águas e tiveram de ser socorridas pelos bombeiros. A água invadiu várias habitações e causou estragos um pouco por toda a região. (…)
Em Torres Vedras, como já é habitual de cada vez que chove um pouco mais, a EN9, que liga a cidade a Santa Cruz e Ericeira/Mafra, teve de ser cortada ao trânsito. A estrada ficou intransitável devido à subida das águas, sobretudo nos troços de Gibraltar e Paúl, onde as águas galgaram o asfalto. De acordo com a Unidade de Trânsito, a circulação rodoviária esteve interrompida desde as 13h30 do dia 19 às 5h30 do dia 20.

Estradas cortadas

Foram várias as estradas cortadas em Torres Vedras, para além da EN9. A estrada municipal de acesso à localidade da Zibreira, na freguesia da Carvoeira, as estradas municipais Colaria-Freiria e Freiria/Livramento, na zona da Asseiceira, e a estrada municipal 555 entre Carvalhal e Turcifal. Já a estrada municipal Mouguelas/São Pedro da Cadeira esteve condicionada ao trânsito devido a deslizamentos de terras. (…)

Mulher debaixo de água

Os bombeiros registaram no sábado mais de 40 saídas para várias localidades do concelho, sobretudo em socorro de automobilistas encurralados pela subida das águas. Fernando Barão lamenta e diz que a maior parte dos casos se deve ao desrespeito dos condutores. Foi o caso de um casal de Alverca, que ignorou os avisos na EN9, junto a Gibraltar e decidiu avançar contra todas as indicações. “A água tinha mais de um metro e o carro acabou por ser arrastado pela corrente. O senhor ainda conseguiu subir para o tejadilho, mas a senhora ficou encurralada e com apenas 10cm livres para respirar”. O socorro teve de ser feito a nado pelos bombeiros, conta o comandante. A senhora sofria de hipotermia e foi assistida no Centro Hospitalar de Torres Vedras, tendo depois regressado a casa. Uma carrinha de passageiros também foi apanhada pelas águas, no lugar da Pedra, na estrada que liga Moçafaneira/Ventosa a São Pedro da Cadeira.

Mercado Municipal afectado

O mau tempo também causou estragos no Mercado Municipal de Torres Vedras, nomeadamente com inundações nos pisos de estacionamento. A entrada das águas obrigou à retirada de várias viaturas do local, algumas com recurso a reboques.

Habitação ruiu no Varatojo

No Varatojo o mau tempo provocou igualmente o desmoronamento parcial de uma habitação. Avó e neta, com cerca de 70 e 28 anos, respectivamente, viram um dos quartos da casa ficar totalmente a descoberto a meio da tarde, quando a parede desabou.
Segundo o presidente da Junta de Freguesia de São Pedro e Santiago, Francisco Martins, a queda foi provocada por uma casa vizinha, que está desabitada e degradada, e cuja cobertura cedeu perante o mau tempo.
A concelho de um dos elementos daquela autarquia, a família já não ocupava aquele quarto e estava a terminar de retirar dali os seus bens, quando se deu o desmoronamento, Por sorte ninguém foi atingido.
A Junta e a Protecção Civil estiveram no local e procederam a uma primeira intervenção para garantir a segurança da casa e das moradoras.
Numa primeira análise, Francisco Martins estima que sejam precisos cerca de 20 mil euros para recuperar a habitação. O autarca está actualmente a tentar apoio financeiro junto da Câmara Municipal para ajudar a família.
Domingo a chuva deu finalmente tréguas. Para muitos foi dia de fazer contas á vida e tentar restabelecer a normalidade, com os bombeiros voluntários ainda no terreno a auxiliar ao nível de limpezas e escoamento das águas.

Fonte: Badaladas