terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Bombeiros salvam idosa em operação arriscada


Uma mulher de 78 anos foi resgatada pelos bombeiros de Torres Vedras, numa operação de salvamento arriscada. O alarme foi dado pela empregada poucos depois das 14 horas de hoje, dia 28, após ter tocado à campainha sem obter resposta.

A funcionária chamou de imediato os bombeiros que montaram uma operação de salvamento audaz, de modo a entrar no apartamento da idosa, localizado no 3º andar de um dos prédios da Avenida General Humberto Delgado. 






Os soldados entraram pelo apartamento dos vizinhos de cima e colocaram uma escada de gancho no exterior por onde desceram até à varanda da vítima. Partiram o vidro de acesso ao apartamento e foram encontrar a senhora estendida no chão da casa. "Estava indisposta mas agora já se encontra bem. Vai ser levada ao hospital como medida de precaução", explicou um dos agentes da PSP presentes no local. 

"Este tipo de ocorrência é frequente para os bombeiros que estão habituados a utilizar a escada de gancho, embora já tenha havido homens a perder a vida nestes salvamentos. Em média, os bombeiros fazem um salvamento deste tipo por semana", explica Fernando Barão, comandante dos bombeiros de Torres Vedras.

Fonte: Radioeste

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Serviços prestados pelos bombeiros voluntários de Torres Vedras em 2012

“Neste momento, as pessoas não têm dinheiro para pagar grande parte dos serviços de emergência que fazemos para o hospital e que o CODU não atribui como situação de emergência, mas em que é urgente ir ao hospital”, revela Fernando Barão, comandante dos bombeiros voluntários de Torres Vedras.
Em 2012 os bombeiros registaram 6.148 emergências pré-hospitalares. Muitos dos serviços acabaram por revelar-se um prejuízo para a associação. No entanto, “em situações de emergência não vamos deixar de transportar as pessoas só porque elas têm dificuldades financeiras”, garante aquele responsável.

No início de um novo ano, Fernando Barão perspetiva um natural aumento de serviços e, por conseguinte, mais dificuldades financeiras para todos. “Há cada vez mais gente a viver no concelho e cada vez temos mais acidentes e mais de tudo”, sublinha o comandante, que adianta por isso a importância das campanhas de angariação de fundos e apela às pessoas para que se tornem sócios, a fim de ajudar a instituição que ajuda a todos.

Os bombeiros voluntários terminaram o ano com um registo de 404 incêndios, a grande maioria florestais (309). Mão criminosa nalguns casos e queimadas e pequenas fogueiras que escaparam ao controlo noutros estiveram na origem das chamas.

Apesar do número ter diminuído em relação a 2011, em que se registaram uma centena a mais de incêndios, no ano passado deflagraram os maiores e mais problemáticos incêndios de sempre em termos de área florestal no concelho torriense, tal como o Badaladas já havia refererido na sua edição de 9 de novembro.
“O papel das pessoas nestas ocorrências é muito importante. As pessoas devem evitar comportamentos de risco, limpar os terrenos e não fazer queimadas e fogueiras em dias de calor”, alerta mais uma vez Fernando Barão.

“Se limparem, se tiverem um bocadinho de cuidado, podem ajudar a minimizar o problema, porque depois são tantos incêndios em simultâneo que os bombeiros podem não ter disponibilidade para estar em todos os sítios ao mesmo tempo”, salienta. Os dados da associação em 2012 apontam ainda para 52 fogos urbanos/industriais, 20 em veículos, 70 fora do concelho e 23 outros.
Os bombeiros acorreram no ano passado a 258 acidentes de viação, 20 fugas de gás e 341 acidentes diversos (inundações, cortes de árvores, e limpeza de estradas). Foram efetuados 11.030 transportes de doentes não urgentes.

Com o inverno em pleno adivinham-se as habituais chuvas e, por conseguinte, as inundações que se lhe seguem. “Também aqui é importante o papel das pessoas, desentupindo os ralos dos quintais, os sumidores, as sargetas, enfim todas as entradas de água”, acrescenta Fernando Barão, salientando a importância da limpeza antecipada dos algerozes dos telhados. “Não é a chover torrencialmente que os bombeiros vão para cima de um telhado sujeitos a cair, para limpar uma coisa que é da responsabilidade de cada um”, concluiu.

Com a garantia do ministro da Saúde de que a urgência médico-cirúrgica em Torres Vedras é para manter, Fernando Barão mostra-se “despreocupado, porque temos condições para assegurar a urgência para o hospital com rapidez”, o que não aconteceria se as ambulâncias tivessem de ir para as Caldas da Rainha. “Demoraríamos quatro vezes mais e ia haver rupturas, íamos ter muitos dias sem ambulâncias disponíveis”.

Fonte: Badaladas

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Estatísticas!


Em simultâneo com o site, publicamos alguns dados estatísticos dos serviços efectuados pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Torres Vedras no ano de 2012 e nos anos transactos, possibilitando a comparação entre dados.



Além destes serviços à população, são efectuados cerca de 20.000 transportes de doentes anuais.


Passagem de ano em Torres Vedras sem acidentes graves nas estradas

Das zero horas do dia 28 de dezembro às 24 do dia 1 deste mês, o Destacamento de Trânsito de Torres Vedras da GNR registou cinco acidentes, três dos quais colisões e dois despistes, que resultaram num ferido grave e seis feridos ligeiros.

Durante aquele período, os elementos do destacamento efetuaram 85 patrulhas, com o empenhamento de 180 militares, o que perfez um total de 12.648 quilómetros percorridos. As autoridades prestaram ainda sete auxílios a condutores.

Na «Operação Ano Novo», o Destacamento de Trânsito fiscalizou 117 condutores e controlou a velocidade de 8.625 veículos. Dessa fiscalização resultaram 117 autos ao Código da Estrada, 17 dos quais muito graves, 98 graves e 15 leves. Foram detetados 10 condutores com excesso de álcool e 105 em excesso de velocidade. 

Os excessos marcaram igualmente a noite da passagem de ano para os bombeiros voluntários, que por sinal foi bastante agitada, com uma soma de 30 saídas de emergência na noite e no dia de Ano Novo.

O álcool nem sempre esteve relacionado com a intervenção dos bombeiros. ”Com excesso de álbool tivemos duas ou três pessoas”, revela Fernando Barão, que fala dos excessos à mesa para quem já tem problemas de saúde e, na maior parte dos casos, de situações de doença súbita. Para a PSP a quadra foi bastante tranquila, não tendo ocorrências a apontar para essas datas. O mesmo aconteceu nas urgências do Centro Hospitalar do Oeste – Unidade de Torres Vedras, de acordo com a diretora-clínica.

Fonte: Badaladas

Gonçalo Patrocínio sucede a José Correia na direção dos bombeiros torrienses

Gonçalo Filipe Carvalho Patrocínio é o 28º presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, instituição de cariz social já com 109 anos de existência e história.

O novel dirigente associativo sucede naquele mesmo cargo a José Manuel Rosa Correia, que assume a partir de agora o lugar de Alfredo Jorge Fabião Candeias à frente da mesa da assembleia-geral daquela casa. Ao conselho fiscal preside Fernando Sérgio da Silva Fonseca.

No discurso da tomada de posse, que decorreu no passado dia 27 de dezembro último, e depois de reconhecer o trabalho dos órgãos sociais cessantes e o esforço, abnegação e empenho do corpo ativo e da banda dos bombeiros torrienses, Gonçalo Patrocínio fez saber que a sua equipa é “coesa, verdadeira e unida”. Equipa essa que, com o “dom da sabedoria e da inteligência”, irá liderar doravante.

O novo diretor recordou depois que qualquer instituição “sem memória” é uma instituição “sem futuro”. Por isso, na esteira desse desiderato, recordou os nomes dos anteriores dirigentes daquela associação nos seus 109 anos de existência, cuja “história ajudaram a construir” e que os atuais diretores querem perpetuar.

Pessoas de diferentes gerações que Gonçalo Patrocínio promete seguir as pisadas dentro daquilo que apelidou de “novidade na continuidade”. Ou seja, com a “ousadia da juventude temperada pela sabedoria dos mais velhos”.

O novo presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras garantiu entretanto que, com a habitual e natural “solidez financeira e institucional” e com “o profissionalismo” do corpo ativo e da banda, continuará a lutar pelo lema “vida por vida”, em estreita colaboração e cooperação com a população e Câmara Municipal torriense.

Autarquia cujo presidente, Carlos Miguel, também esteve presente na cerimónia de investidura e fez questão de enaltecer o testemunho de “todos quantos têm trabalhado ao longo de várias gerações nesta causa social”. O autarca terminou depois a sua intervenção pública prometendo tudo fazer para que “a privilegiada parceria” entre a Câmara e a Associação dos bombeiros perdure no tempo e no modo. “Mesmo apesar da crise”, garantiu Carlos Miguel.

Órgãos eleitos

Assembleia-geral: José Manuel Correia (presidente); Maria Leonor Malhado (vice-presidente); Djalme Edmundo Ribeiro (1º secretário); José Marques Matos (2º secretário).

Direção: Gonçalo Filipe Patrocínio (presidente); João Isidro Martins e Guilherme Manuel Ferreira (vice-presidentes); Alfredo João Cardoso (1º secretário); José Bruno Oliveira (2º secretário); Francisco Larupa Santos (tesoureiro); Rui Filipe Bastos (tesoureiro-adjunto); Carlos Alberto Bernardes, Francisco José Caseiro, Jorge Manuel Costa, José Alberto Leiria e Rui Manuel Silva (vogais); Vítor Manuel Rodrigues e Joaquim Conceição (suplentes).

Conselho fiscal: Fernando Sérgio Fonseca (presidente); Guilherme Augusto Ferreira (secretário); Rui António Patusco (relator); Celestino Romualdo Pereira e Emanuel José Elias (suplentes).

Fonte: Badaladas

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Concerto de Ano Novo

Concerto de Ano Novo da Banda da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Torres Vedras no dia 5 de janeiro de 2013, pelas 21h30, no Pavilhão Multiusos da Expotorres, em Torres Vedras