sexta-feira, 6 de julho de 2012

Ações de sensibilização para reduzir o número de incêndios florestais

Maxial e Furadouro (Dois Portos) receberam no mês passado ações de sensibilização enquadradas na iniciativa «Floresta Segura», um projeto-piloto desenvolvido pela Escola Nacional de Bombeiros (ENB), com o apoio do grupo Portucel Soporcel, que visa reduzir a ocorrência de incêndios através da sensibilização e formação das populações sobre os princípios básicos da prevenção de incêndios. 

Esse projeto de âmbito nacional está a ser implementado em nove municípios-piloto contemplando, para além do concelho de Torres Vedras, as populações residentes em espaços agroflorestais ou interfaces urbano-florestais de Alenquer, Góis, Gondomar, Lousã, Mafra, Paredes, Valongo e Vila Nova de Poiares. «Floresta Segura» é um programa bastante pertinente considerando que mais de metade dos incêndios florestais em Portugal resultam de atos negligentes, provocados pelo mau uso do fogo para eliminação de sobrantes agrícolas. 

Com esse projeto a ENB, entidade responsável pela formação dos bombeiros e agentes da proteção civil, pretende promover a adoção de boas práticas que conduzam à diminuição do número de ignições, ensinando os agricultores e a população rural a efetuarem queimas, fogueiras e borralheiras seguras e sem risco de provocar incêndios com danos para as pessoas, bens e floresta. Outro dos objetivos contemplados é o incentivo à aproximação e articulação entre as populações, os corpos de bombeiros e as diversas entidades locais (câmaras municipais, juntas de freguesia, organizações de agricultores e proprietários florestais, entre outras), despertando a consciência dos participantes de que, em conjunto, podem ser uma parte importante da solução para o problema dos incêndios florestais. 

O projeto-piloto é composto por 20 ações de sensibilização a realizar de maio a novembro deste ano, salvaguardando o período crítico dos incêndios florestais e os dias nos quais é inter-dito o uso do fogo no espaço rural/florestal. Os conteúdos transmitidos em cada sessão de formação são adaptados às causas e motivações dos incêndios que caracterizam as várias localidades abrangidas e adequados ao público-alvo, privilegiando a transmissão oral de conhecimentos e a execução prática de exemplos. No final será feita uma avaliação dos resultados do projeto-piloto para uma disseminação futura em diversas áreas territoriais. 

As ações contaram com a colaboração de Filipa Araújo, do gabinete técnico florestal da Câmara Municipal de Torres Vedras, António Lourenço, da GNR/SEPNA, e de Fernando Barão, dos bombeiros de Torres Vedras. Estiveram também presentes, António Colaço, do grupo Portucel Soporcel, e o vereador do pelouro da proteção civil, Carlos Bernardes, que apresentou algumas das medidas que a edilidade tem realizado na área. 

Na componente prática foram apresentadas pelo formador da ENB, João Pereira, as técnicas corretas para a realização de queimas em segurança. Com o programa «Floresta Segura», a Escola Nacional de Bombeiros assume um papel ativo na prevenção dos incêndios florestais e na proteção das populações contando com o patrocínio do grupo Portucel Soporcel e o apoio fundamental da Câmara Municipal de Torres Vedras e Juntas de Freguesia locais, assim como da Autoridade Nacional Florestal, da Autoridade Nacional de Proteção Civil e da Guarda Nacional Republicana.

Fonte: Badaladas