quinta-feira, 19 de abril de 2012

Agressões em Santa Cruz

Vários jovens envolveram-se num violento confronto físico na madrugada de sábado para domingo, na zona dos bares em Santa Cruz. 

Três deles, um dos quais com vários cortes na cabeça, necessitaram de receber tratamento hospitalar e foram transportados pelos bombeiros voluntários ao Centro Hospitalar de Torres Vedras. 

A GNR tomou conta da ocorrência.

Fonte: Badaladas

Idosa morta na praia

Uma idosa de 80 anos foi encontrada sem vida no areal da praia da Amoeira, entre o alto da Vela e a praia Formosa, em Santa Cruz, no passado dia 14.

Os bombeiros voluntários de Torres Vedras receberam o alerta às 19 horas. Estiveram no local a equipa de resgate e também elementos da secção da Silveira, para além da Polícia Marítima e da GNR.

Segundo apurámos, a senhora sofria de perturbações mentais e as autoridades suspeitam de que possa ter-se tratado de um suicídio.

Fonte: Badaladas

Tractor mata na Colaria

Os acidentes com tratores agrícolas continuam a causar vítimas mortais em Portugal. Desta vez foi na localidade da Colaria, concelho de Torres Vedras.

O acidente ocorreu na passada sexta-feira. O azar bateu à porta de um idoso com 84 anos, quando o trator que conduzia virou e a vítima ficou debaixo do veículo, segundo os bombeiros voluntários.

O agricultor seguia num caminho rural, que dava acesso às vinhas.

Fonte: Badaladas

Fecho de urgência pode aumentar mortes em ambulâncias

O presidente da câmara de Torres Vedras (PS) escreveu ao ministro da Saúde a alertar que as 96 mortes ocorridas nas ambulâncias do concelho no último ano podem vir a aumentar, se a urgência médico-cirúrgica do hospital vier a encerrar. 

No ofício enviado ao ministro da Saúde, a que a agência Lusa teve hoje acesso, citando dados dos bombeiros de Torres Vedras, Carlos Miguel refere que cem pessoas morreram no último ano nas ambulâncias no concelho, na sequência de paragens cardiorrespiratórias.

O autarca alerta que se prevê que mais pessoas venham a morrer nas ambulâncias, se a urgência médico-cirúrgica da cidade encerrar, uma vez que a distância dos doentes do concelho até à urgência de Caldas da Rainha passa de 12 para 40 quilómetros, aumentando "quatro vezes mais" o tempo de deslocação das ambulâncias.

"Quantas mais pessoas irão morrer no transporte até terem assistência médica, quem é o responsável pelo aumento previsível de mortes sem terem assistência médica, quem irá pagar as vidas", questiona Carlos Miguel.

O presidente da autarquia lembra que Torres Vedras é o concelho com maior área territorial do distrito de Lisboa, obrigando os cidadãos a deslocarem-se até 12 quilómetros para se deslocarem de uma ponta do concelho até à atual urgência.

Na quarta-feira, Carlos Miguel reuniu com vários grupos parlamentares, na sequência de uma petição subscrita por mais de 4600 cidadãos contra o encerramento da urgência.

Os subscritores sensibilizam o Ministério da Saúde e a ARSLVT para que, "a ser inviável a manutenção de ambas as urgências médico-cirúrgicas, que se mantenha a de Torres Vedras".

A posição é sustentada pelo critério geográfico de Torres Vedras se localizar mais a sul, tendo em conta que a população de toda a região tem como hospital central de referência o de Santa Maria, em Lisboa.

De acordo com uma proposta da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), o Ministério da Saúde pretende transformar a urgência médico-cirúrgia do Centro Hospitalar de Torres Vedras (CHTV) em básica, mantendo a urgência médico-cirúrgica das Caldas da Rainha.

Além disso, quer encerrar o bloco de partos e a urgência pediátrica em Torres Vedras, concentrando estes serviços nas Caldas da Rainha, que, por sua vez, perde a ortopedia e a cirurgia em prol de Torres Vedras.

Os autarcas da região aguardam uma decisão definitiva do Ministério da Saúde, que tinha dado o prazo até ao final de março.

A região Oeste é servida pelo Centro Hospitalar Oeste Norte (Caldas da Rainha), que abrange os concelhos de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos e Peniche, e pelo Centro Hospitalar de Torres Vedras, que serve o Cadaval, Lourinhã, Torres Vedras e parte do concelho de Mafra.

Fonte: Diário de Notícias

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Madrugada sangrenta na estrada

Dois homens, com 22 e 34 anos, morreram na madrugada deste domingo na sequência de um acidente na EN-9, junto à localidade de Coutada (Torres Vedras). Seguiam num Honda Civic que entrou em despiste, cerca das 05h30, e foi embater violentamente numa rulote de farturas que se encontrava estacionada a 20 metros da faixa de rodagem.


(...) Ruben Esteves e Alexandre Cordeiro, de 22 e 34 anos, perderam a vida no final de uma noite de festa. "Passaram a noite numa discoteca e depois, pelas 05h00, foram à padaria comer qualquer coisa antes de ir para casa", contou o amigo Paulo Reis ao CM. A um quilómetro de casa - à saída de uma rotunda -, Ruben perdeu o controlo do Honda Civic, entrou em despiste e acabou por embater de lado numa rulote de farturas que estava na berma da estrada. Os dois jovens tiveram morte imediata.


Dada a proximidade de casa, rapidamente as famílias de ambos foram informadas da tragédia e correram para o local. Os bombeiros de Torres Vedras tiveram mesmo de dar apoio aos familiares enquanto decorriam os trabalhos de desencarceramento. Os corpos foram para o Instituto de Medicina Legal para serem autopsiados.

Fonte: Correio da Manhã

No local estiveram 12 elementos dos bombeiros voluntários, com duas ambulâncias, um veículo de desencarceramento e um veículo de comando e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do hospital de Torres Vedras.

Fonte: Badaladas

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Despiste faz um morto em A-dos-Cunhados

Um homem de 35 anos e nacionalidade alemã perdeu ontem a vida a meio da manhã, na sequência de um violento acidente de viação, junto a A-dos-Cunhados, Torres Vedras.

O alerta foi dado ás 09h54, dando conta do despiste de uma viatura na Estrada Municipal 562, à entrada de A-dos-Cunhados. O carro, um Volkswagen Polo de matrícula alemã, com apenas o condutor no seu interior, chocou contra um pinheiro de grande porte.

Segundo foi possível apurar, não havia marcas de travagem na estrada, estando as causas do acidente a serem investigadas por elementos do Núcleo de Investigação de Crimes em Acidentes de Viação da GNR.

Ao local deslocaram-se três veículos da corporação (um deles de desencarceramento) de Torres Vedras e dez bombeiros, com a vítima a chegar já sem vida ao hospital.

Fonte: Correio da Manhã