sexta-feira, 29 de abril de 2011

Aparatoso acidente em Paio Correia

Três viaturas ligeiras estiveram envolvidas num aparatoso acidente no troço de Paio Correia da EN 8-2, no passado dia 16, por volta das 19 horas. Felizmente não houve feridos.

Um dos condutores, um homem de 37 anos natural da Serra do Calvo, contou a este semanário ter “ficado encandeado pelo sol”.

Foi visto por outros automobilistas “a descer aos esses”. Diz ter “perdido a direcção do carro” após se desviar de uma primeira viatura. “O carro fugiu de traseira e acabei por bater“ numa outra viatura, acabando por capotar já na regueira. Foi ajudado por outro automobilista a sair de dentro carro.

O condutor da segunda viatura, bastante danificada, escapou ileso.
O INEM e o destacamento de Trânsito da GNR de Torres Vedras estiveram no local e tomaram conta da ocorrência.

Fonte: Badaladas

Nota: Foi enviada a ABSC02 ao local que confirmou a inexistência de vítimas.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Azenha Velha: Homem foi hospitalizado duas vezes

Em menos de 12 horas, Rui Manuel, um operário da construção civil de 51 anos, foi esfaqueado duas vezes pela companheira, de 21, no lugar de Azenha Velha, em Torres Vedras. Primeiro, na noite de terça-feira, foi atingido nas costas com uma faca e depois, logo pela manhã de quarta-feira, acabou golpeado com um sabre no ombro e no braço esquerdos, segundo a GNR, que deteve a agressora.

"Ela só faz isto quando bebe. Esfaqueou-me mas sei que não foi por mal. Já lhe perdoei e só quero que regresse a casa", contou ao CM a vítima, que garante ter pedido à juíza que libertasse a companheira, Liliana. A mulher foi ontem ouvida no Tribunal de Torres Vedras e recolheu à cadeia de Tires, em Cascais, segundo o companheiro. 

A primeira agressão ocorreu na terça-feira à noite, cerca das 24h00, na casa de Rui, no Largo Rufino Lucas, em Azenha Velha. "Tínhamos discutido por causa do telemóvel. Emprestei-lhe o meu e ela estava a ligar para o Brasil. Puxei-lhe o telemóvel da mão mas, como tem o cabelo comprido, magoei-a e ela caiu ao chão".

Em casa, Liliana puxou de uma faca e atingiu Rui no fundo das costas, para se vingar. O INEM esteve no local e o homem foi levado para o hospital, onde foi suturado com cinco pontos. Liliana foi detida pela GNR de Santa Cruz mas acabaria por ser libertada pela manhã. 

"Um amigo dela, que ma quer roubar, é que a trouxe. Quando fui para lhe pedir desculpa, ela puxou de uma espada e feriu-me novamente", explicou Rui, que ontem à tarde esperava que Liliana regressasse a casa. O homem voltou então a ir de urgência para o Hospital de Torres Vedras, desta vez com um corte num ombro e outro no braço. E Liliana foi novamente levada para o posto da GNR, onde tinha estado poucas horas antes. Apesar dos ferimentos, Rui só pensa em ter a companheira de novo em casa. "Espero que não vá presa. Sei que não volta a fazer isto, por isso não tenho medo." 

Fonte: Correio da Manhã
Nota: Foi deslocada para o local a ABSC 09 com apoio da VMER de Torres Vedras

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Torres Vedras: Ferido em colisão

Uma colisão entre um automóvel e um motociclo, ontem, às 13h00, causou um ferido ligeiro, na Rotunda do Barro, em Torres Vedras. 

O INEM esteve no local e o ferido, um dos ocupantes do motociclo, foi transportado para o hospital.

Fonte: Correio da Manhã
Nota: No local esteve a ABSC 02 que estabilizou e transportou 2 vitimas ao hospital de Torres Vedras

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Pequenos Bombeiros Por Um Dia


Não há alegria mais inocente, nem emoção mais forte que a das crianças que experimentaram ser bombeiros por um dia. Não são homens nem mulheres feitos, mas vestem-se como os “soldados da paz” e por breves instantes sentem-se tal e qual como eles, metidos num casaco que lhes chega aos pés.

É preciso apertar bem o capacete e prestar atenção, porque quando a sirene toca duas vezes é sinal de emergência e é preciso largar tudo e correr, porque alguém precisa de ajuda. E de repente lá vão eles no carro de combate a incêndios dos bombeiros voluntários de Torres Vedras, com as mãos pequeninas perdidas nas mangas dos casacos. Cerca de uma centena de crianças visitaram os bombeiros torrienses durante a semana passada, ao abrigo do programa de ocupação de tempos livres “Tempo de Férias – Páscoa 2011”, promovido pela Câmara Municipal com o objectivo de colmatar as dificuldades que os pais e encarregados de educação sentem pela falta de alternativa onde colocar os filhos durante os períodos de férias escolares. A iniciativa destina-se a crianças residentes no concelho, ou a frequentar o 1º ciclo do ensino básico.

A promoção da qualidade de vida e a aquisição de hábitos saudáveis são dois dos principais objectivos do programa, que oferece uma série de actividades de carácter lúdico, desportivo, cultural e pedagógico, durante duas semanas.

O Badaladas acompanhou uma das idas aos bombeiros, no passado dia 12, na qual tomaram parte 36 crianças de várias escolas do concelho, a frequentar o primeiro ano do 1º ciclo.

Para além de uma volta na viatura de combate ao fogo, as crianças também andaram de ambulância e de auto-escada, praticaram slide e rappel e aprenderam noções de salvamento.

Durante aquela semana, os mais pequenos viveram ainda “Uma aventura no Teatro”, com uma visita ao Teatro Cine de Torres Vedras, visitaram as grutas de Santo António (serra de Aire e Candeeiros), foram ao cinema, participaram em diversos ateliês de expressão e tomaram parte em jogos de animação desportiva na Física e no parque verde da Várzea.

A segunda semana do programa tem início a 18 e ternima a 21. As inscrições já estão encerradas e as crianças vão ter a oportunidade de realizar “Uma viagem ao século XVIII...”, com uma visita ao Palácio Nacional de Mafra, outra actividade prevista é “Uma aventura na Quinta...”, ida ao cinema, ateliês de expressões e jogos de animação desportiva.

Fonte: Badaladas